Artigos

Reabilitação oral

A reabilitação oral, ou reabilitação oclusal, consiste em tratamentos de recuperação e reconstrução de dentes e tecidos anexos (osso e gengiva) a fim de  recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, quando esta se encontra comprometida.

As grandes finalidades da reabilitação oral são as de reestabelecer: Função (mastigação, equilíbrio dinâmico, força de mordida, etc.), estética (beleza), saúde (remover infecções). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas dentários, gengivais, musculares e mesmo, neurológicos, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.

A reabilitação oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), ortodontia, cirurgia ortognática e tratamentos de Disfunções têmporo-mandibulares.

Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação no dentista e realizar um raio-X panorâmico e avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, um molde de gesso é feito para que a arcada dentária seja colocada em um aparelho específico, chamado de Articulador, que vai reproduzir os movimentos naturais da mandíbula.

A partir dessa avaliação, o dentista vai determinar o que precisa ser feito: implantes, coroas, blocos, enxertos, plásticas gengivais e ou plástica oclusal.

O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para criar uma estética nos dentes, com um sorriso bonito.

Em cada caso será determinado quais exames, avaliações ou testes são necessários, como cada paciente pode ter um problema específico ou vários que afetam diferentes regiões, o dentista vai avaliar o tratamento correto para cada pessoa. A duração do processo pode variar entre semanas a meses, dependendo do grau do problema.

O conforto muscular que uma boca bem equilibrada pode proporcionar e a beleza restituída são os principais benefícios de uma reabilitação oclusal.