A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Topo de canino

Figura 1

O sobrepasse dos caninos inferiores em relação tanto ao nível incisal dos dentes anteriores, como em relação às pontas de cúspide dos dentes posteriores é chamado de tope dos caninos (fig. 1). Este aparente desnível é encontrado em dentições bem preservadas e parece não depender da idade. Normalmente estes indivíduos apresentam uma boa desoclusão e isto é fundamental para manutenção de uma boa oclusão (fig 2 A e B).

Figura 2A

Se pudéssemos eleger um procedimento dentro da odontologia reabilitadora como o melhor “custo-benefício”, certamente a reconstrução em resina do topo dos caninos seria a grande eleita.

Sempre que encontramos doença periodontal localizada em dentes posteriores, ou mesmo destruições dentárias, devemos desconfiar que os caninos são incompetentes para gerar a desejada desoclusão.

Figura 2B

Ao reconstituirmos ou mesmo “inventarmos” os topos dos caninos inferiores, usamos um procedimento clínico de fácil e rápida execução para modular toda musculatura mastigatória. Protegemos os dentes posteriores e ant